Hakuna matata, MATHEUS!

 

Grandão, chegou esse momento especial: sua maior idade. Então, vou ter agora um papo reto com você, de adulta para adulto.

Vou escrever aqui muitas palavras, espero sinceramente que sejam absorvidas por você, algumas serão dicas valiosas que ao longo da vida, a tia foi colhendo e reunindo dentro do peito, talvez você não entenda de imediato, mas isso a vida e o tempo irão se encarregar.

Vamos lá: chegou a hora de você abrir mão e descartar coisas, pessoas e tudo que precisa ser descartado em sua vida, agora, em 3,2,1... entenda bem, é preciso. No seu futuro não caberão pessoas medíocres, nem as más, aprenda de uma vez por todas que vai ter gente que irá ficar pra trás, bem-vindo a vida adulta.

Por que estou te dizendo isso? Porque a construção de seus valores já começou, mas você precisa aprender o mais cedo possível: lidar com gente mudará sua vida. Conviver com determinados tipos de pessoas pode ser tão nocivo, tóxico, sofrido que poderão te levar ao fracasso. Permitir que alguém que não deveria estar, não deveria fazer parte, faça parte ou esteja ao seu lado pode ser prejudicial a você. Por causa de boas intenções suas, más intenções o podem fazer mal, esteja preparado para isso.

Tipo: ter alguém na sua escola que não deveria estar lá pode te prejudicar nos estudos. Na sua família, alguém que não deveria estar presente, pode te causar mal, então, estabelecer uma conduta sobre quem faz parte verdadeiramente da sua estrada começa agora, isso poderá te salvar de muitas encrencas.

Essa é uma das maiores decisões que você pode tomar a partir de agora, ser seletivo.

Talvez o que eu te disser venha te chocar, mas vou dizer mesmo assim: você deve aprender a amar e respeitar a todos, mas você não precisa gostar de todo mundo. Não escancare o seu coração.

Eu não gosto de pessoas que me fazem mal, que fazem mal aos meus projetos profissionais, não gosto de pessoas que fazem mal a minha família, então, essas pessoas não podem fazer parte da minha vida, entende? Deseje sempre o bem a todos, mas isso não significa que todos vão fazer parte da sua intimidade.

Você vai ver que tem gente que não sabe conviver com seu sucesso, com teu jeito de ser, com suas conquistas, com sua grandeza, tem gente que não sabe conviver com aquilo que você tem e se tem pessoas que não te apoiam, não leve elas para sua vida.

Veja só você, chegar aqui com 18 anos, com saúde, com pais e um irmão tão incríveis, cercado de pessoas que te amam e te querem bem e com expectativas extraordinárias para você viver o sensacional na sua vida, isso só vai acontecer se você se posicionar diferente, tudo agora é uma questão de escolha.

Não insista em conviver com gente que só te traz confusão... seja esperto, se você acha que todo mundo – sem exceção, vai fazer parte da sua vida, é um direito seu, mas te falo de coração, que ser seletivo vai te ajudar bastante a viver mais e melhor.

Permitir que as pessoas se aproximem de você é perfeitamente viável, mas é na aproximação que você avalia se elas entram ou não na sua vida, no seu caminho, na sua história.

18 anos... você começa um novo capítulo, hoje você muda de fase (que vem vídeo game), vai pra uma etapa nova e nessa nova etapa, muitas coisas não cabem nela e veja só, muitos não vão querer ir pra outra etapa com você, é como se você chegasse no colégio no final do ano, você passasse de ano mas alguns de seus amigos ficassem reprovados.... e aí eu te pergunto: eles vão com você pro novo ano? NÃO. Você vai voltar pra trás pra ficar com eles? NÃO. Então, siga para o outro nível, outro nível mental, intelectual, espiritual... deixa pelo caminho tudo o que te ancorar, é assim que funciona.


Você vai se deparar com humanos que não possuem respeito pelo bem, fazem mal sem sentir nenhum incômodo e que rejeitam regras.... muitas pessoas são assim, desde as mais próximas, seus vizinhos, seus colegas, mas se não respeitam, não podem andar com você. Você aprendeu em casa, com seus pais e na escola, que devemos amar ao próximo como a ti mesmo, certo? Mas se você não aprendeu a se amar, como você pode amar os outros? Amar aos outros mais do que a si próprio pode ser péssimo, você será uma presa. Esse tipo de gente que não sente nenhum desconforto em não respeitar os outros, não cabe no seu futuro, entende? A não ser, que você tenha desejos bens ruins para o teu amanhã...aí é contigo.

Até Cristo era seletivo, estabelecia níveis de relacionamento... sejamos assim, fique esperto. O tempo muda, as circunstâncias mudam, temos que mudar também, sempre para melhor. Saber o que é certo e fazer o que é certo é pra já, o mundo anseia por pessoas determinadas.

Pode parecer grotesco, mas se você quer voar alto, não ande com galos e galinhas... quer coisas grandes pra sua vida? ande com pessoas que pensam grande com você, com pessoas que acreditam que seja possível. Sai de perto de gente que só conta fofoca, vida alheia, fake news, não vai te acrescentar em nada, não perca seu tempo. Tira quem não deve e coloca quem deve no lugar, pessoas que vão fazer de você um vencedor, esteja envolta de pessoas que vão fazer do seu sonho uma realidade, quem coloca combustível neles, quem fica feliz com você, que joga pro gol com você... esses são valiosos, guarde-os como uma joia.

Dizer que é inteligente, mas anda com bocó, que é valente, mas anda com covarde, isso não leva a lugar algum, não fecha a conta. Não viva a história do patinho feio: ele é um cisne mas está no meio dos patos...todo mundo fala “você é feio, você é um pato” ... até que ele descobriu que ele não era pato, ele era cisne e foi viver como cisne. Tá assim de gente desse jeito... permita ouvir de pessoas que estejam em um patamar econômico, social, intelectual e até mesmo espiritual dizerem verdades das quais você precisa ouvir. Seja humilde. Não sabemos tudo. Precisamos de pessoas que nos digam a verdade.

Esse foi um dos maiores desafios da minha vida, mudar minhas companhias, mude suas influências: quem você lê, quem você ouve, quem você divide seu tempo. Mude você também, ampliando sua mente, outros pontos de vista, não é errado mudar de opinião, mas é vital novas expectativas e se manter íntegro aos seus propósitos de vida.

É isso que eu quero pedir aqui a você: SELECIONE! Processos seletivos são extremamente benéficos pois eles colocam as pessoas em seus devidos lugares, dificilmente você vai conseguir ser alegre andando com gente triste, vai conseguir ser fiel andando com os infiéis. Por isso que te perguntei se você assistiu ao filme “O REI LEÃO”... lembra quando Simba vê seu pai morrer num rebanho de Guinús? Simba era o herdeiro do trono mas seu tio culpou ele pela morte do pai e ele fugiu... na fuga Simba encontrou um Porco e um Suricato... que avistam Simba e pensam “Esse leão vai nos devorar, então vamos convence-lo de que ele não é leão”... e ele assim acredita e começa a viver de qualquer maneira, comendo até larva, lembra disso? Mas um macaco encontra Simba já adulto e se vira para Simba e diz: “conheço você, você é filho de um Rei” ... por mais que tentem convencer você de que você não vai, você não é capaz, há um “leão” dentro de você, vá atrás do seu reino. Tenho certeza de que você é alguém que foi colocado nessa existência para vencer.

Desejo que construa memórias incríveis, aprecie cada minuto da vida, ela passa rápido. Famoso ou não, com muito ou pouco dinheiro, será você com você mesmo, pra sempre, é na qualidade das suas ações e nas suas relações sociais que você irá determinar sua felicidade.

Da tia que muito te quer bem, mais que possa imaginar.

Zeza.



Comentários

  1. Muito obrigado pelas palavras tia, meu objetivo sempre será ser sempre melhor do que já sou, tenha certeza que usarei isso que me falou neste texto pelo decorrer da minha vida. Bjs, te vejo amanhã kkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário